quinta-feira, agosto 12, 2004

o Juvenal...

O Juvenal é um amigão da galera. Parceríssimo. Pra ele não tem ruim. Podemos convidar ele pra ir a merda de barquinho que ele tá dentro! Mas é uma pessoa... como diria... singular!
Sossegado demais!! Distraído, devagar, por vezes inocente, enfim, um sem-igual.
Andar com uma pessoa assim torna-se uma fonte inesgotável de boas histórias pra contar. Tenho várias. Hoje vou contar rapidinho uma delas, que não considero a melhor...
Há poucos meses teve a bienal do livro aqui em São Paulo. Juntamos uma galera e fomos. Como não podia deixar de ser, o Juvenal estava junto.
Na Biebal, cada "estande" procura bolar alguma artimanha pra chamar a atenção do público e se destacar um pouco entre as outras centenas. Em um desses estandes, que vendia livros de psicanálise, exoterismo, paranormalidade e afins, tinha um cara com um aparato que media atividade cerebral (ou ceLebral, como é o certo em Laguna... Falando em Laguna, a galera do carnaval conhece o "Juvenal" que, obviamente, é um nome fictício). Tratava-se de uma caixa do tamanho de uma TV pequena, com alguns ponteiros no painel. Dessa caixa saíam dois fios que eram ligados a dois cilindros de metal de uns 4cm de diâmetro por 10cm de comprimento.
O teste era assim: a pessoa segurava aqueles cilindros um em cada mão, o cara ajustava a máquina e começava a fazer algumas perguntas:
-- Pensa em alguma coisa que está te preocupando ultimamente!
-- Imagina uma situação muito prazerosa!
-- Supõe que eu tenha te dado um beliscão no braço e que doeu!
E, perguntas desse tipo faziam os ponteiro se mexer, dependendo da intensidade do teu pensamento, ou, para qualificar a máquina, da tua atividade cerebral.
Todo mundo fez o teste e chegou a vez do Juvenal.
-- Vai lá Juvenal! Vamos ver tua atividade cerebral!!
Tudo preparado. Máquina ajustada. Multidão na volta. E o rapaz do estande, com um sorriso de satisfação pelo público que estava juntando, começa com as perguntas:
-- Pensa em alguma coisa que está te preocupando ultimamente!
-- Imagina uma situação muito prazerosa!
-- Agora estás sofrendo pela morte de alguém!
-- Foste reprovado numa prova!
-- blá, blá, blá...
A cada pergunta, a máquina ficava mais parada e o sorriso do 'vendedor' mais amarelo. O Juvenal simplesmente NÃO apresentava atividade cerebral!!! Lá pela quinta ou sexta pergunta o cara, meio abruptamente, tira o aparelho das mãos do Juvenal e chama o próximo da fila, tentando disfarçar o fiasco como podia, frente a platéia que, incrédula, já começava a dispersar...
Não preciso dizer que eu e mais uma galera chegamos a chorar de rir!!
É... esse é o "Juvenal"... E ai? Alguém conseguiu descobrir quem é o Juvenal??? :-)